Um blog sobre nada

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Via Láctea: 500 milhões de planetas habitáveis

 


Galáxia espiral M74, semelhante à Via Láctea

A ciência é mesmo uma coisa excitante, e uma das coisas que mais me cativa é astronomia (não confundir com astrologia) e astro-física. Eu estava lendo algumas notícias da última reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), realizada de 17 a 21 de fevereiro em Washington-DC, e vi um dado muito interessante.

Segundo cientistas ligados à missão do telescópio espacial Kepler (que varre o espaço à procura de planetas habitáveis), estima-se que a Via Láctea tenha algo em torno de 50 bilhões de planetas, sendo que cerca de 500 milhões destes seria habitáveis, ou seja, estão em uma região em seus sistemas estrelares nem muito perto e nem muito longe de suas estrelas, tendo condições de originar vida como conhecemos.
 
E esses números se referem apenas à nossa galáxia, que é uma dentre as mais de 100 bilhões existentes no Universo. Não precisa ser bom em matemática pra chegar a conclusão de que existem outros "zilhões" de planetas na "zona habitável" (como os cientistas chamam). Isso só me faz confirmar mais ainda a minha certeza de que há vida em algum(ns) outro(s) planeta(s), não necessariamente homenzinhos verdes, cabeçudos e de olhos grandes que pilotam OVNI's, nem ETs Bilus ou de Varginha. Mas ainda assim, vida, mesmo que microscópica.

Nenhum comentário: