Um blog sobre nada

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Votar nulo ou não, eis a questão



A moda agora é dizer que vai votar nulo nas próximas eleições. Você já deve ter ouvido "nenhum daqueles políticos merece/vai ganhar meu voto"  e também "se mais da metade dos votos forem nulos/brancos, serão convocadas novas eleições com novos candidatos", e por aí vai. Bom, os políticos podem até não merecer o seu voto, mas a segunda premissa não faz muito sentido. Calma, eu explico.

Se liga, cabeção!
Muitas pessoas pensam que vão causar uma revolução apenas por votar nulo (e fazer campanha para ele). Também há aqueles que acreditam que isso é um sinal de protesto, um recado para a classe política, e aqueles que não votam nulo em hipótese alguma porque tem a certeza de que o voto nulo vai para quem está ganhando. É para esclarecer um pouco essa questão que me senti no dever de escrever esse texto (já que o blog - e o país - anda tão politizado).

Primeiramente, seu voto não vai pra quem está ganhando, nem se for branco, nem se for nulo. Ele apenas não é considerado voto válido (lembra o que eu falei da segunda premissa?). Em uma eleição para cargo executivo, o candidato é eleito com 50% + 1 dos votos VÁLIDOS, ou seja, se você votar nulo/branco, vai ajudar aquele que está na frente indiretamente (repito, seu voto NÃO VAI PRA QUEM ESTÁ GANHANDO).

No caso de um cargo legislativo, além de não ser contado como voto válido, o voto branco/nulo contribui para um quociente eleitoral menor (http://www.tse.jus.br/eleitor/glossario/termos/quociente-eleitoral) e consequentemente para um quociente partidário maior (http://www.tse.jus.br/eleitor/glossario/termos/quociente-partidario). Ou seja, anulando seu voto você estará facilitando a vida daqueles partidos que usam figuras folclóricas (como o Tiririca) na eleição. Com isso, esses partidos podem receber muitos votos e arrastar mais candidatos seus ao parlamento, mesmo que estes não tenham alcançado um número suficiente de votos pra isso.

Portanto, se você quer votar pra ficar de consciência limpa, nulo/branco definitivamente não é o caminho. Vote direito. Pesquise bem, busque conhecer o máximo de informações sobre aqueles que você acha que podem ser seus candidatos. Mesmo porque, depois você saberá exatamente de quem cobrar e como cobrar.

Se pensa que votar nulo/branco é demonstração de insatisfação/revolução/ protesto, ou mesmo pra deixar a consciência limpa, pense duas vezes. É melhor votar num candidato com pouca ou nenhuma expressão, que muito dificilmente conquistará algum cargo, do que anular seu voto. Votando nulo você pode fazer uma c*agada igual ou pior que muita gente...

>> UPDATE

Pro caso de ainda haver dúvidas, esse vídeo explica de maneira prática os efeitos de se votar nulo ou branco:


Nenhum comentário: