Ou Terra Nova, Nova Terra, como preferirem (como era o nome do planeta dos Na'vi em AVATAR mesmo?). Lembram quando eu falei do telescópio espacial Kepler e da possibilidade de milhões de planetas habitáveis espaço a fora? Pois então, eis que a missão começa a dar alguns resultados palpáveis. Senhoras e senhores, eu lhes apresento o chiquééérrimo planeta Kepler 22-b:
Planeta Kepler 22-b, talvez um novo lar? |
Trata-se de um planeta semelhante a Terra na “zona habitável” em torno de sua estrela mãe. Kepler 22-b tem 2,4 vezes o tamanho da Terra, está aproximadamente 15% mais próximo de sua estrela do que nós estamos do Sol (isso não é problema, ele recebe menos luz, ficando elas por elas) e seu "ano" dura 290 dias. E vejam só que conveniente: o planeta está logo ali, a apenas 600 anos-luz (5676480000000000 km) da nossa casa! Mas ainda falta aos cientistas saber algumas coisas sobre essa Pandora (lembrei o nome do planeta, que na verdade é um satélite, em AVATAR), como por exemplo, se o planeta é basicamente gasoso (como Júpiter e Saturno) ou rochoso, como a Terra.
Os astrônomos envolvidos no projeto ainda disseram que observaram cerca de outros 1000 planetas em condições semelhantes, o que nos dá um número de 2326 exoplanetas (planetas que não orbitam o Sol) candidatos a "Nova Terra". Quem sabe outras super Terras não estejam por vir?
É, logo, logo trocaremos ideias com homenzinhos verdes do espaço. E Bush vai querer invadir o planeta em busca de petróleo levar democracia à eles!
Nenhum comentário:
Postar um comentário